É GRÁTIS MEU POVO!!!

23:02 Camila Sayumi 0 Comments


Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje vou contar para vocês uma experiência que tive há alguns meses quando fui abrir uma conta corrente num banco comercial, não vou falar o nome rsrs mas a regra vale para TODOS os bancos.

Cheguei para abrir a conta: informei meu rendimento mensal, apresentei comprovante de residência e os demais documentos necessários. Como eu já tinha um certo conhecimento sobre essa Resolução do BACEN, questionei o atendente sobre as tarifas e recebi a seguinte resposta: “Quando você vier cadastrar sua digital, você pergunta para quem te atender”.
 Missão cumprida, conta aberta. Meu cartão foi extraviado e tive de ir ao banco solicitar outro que demorou mais 15 dias para ficar pronto. 
Um dia fui olhar meu saldo pela internet e percebi o desconto de R$25,00 reais de tarifas, veja bem, eu nem tinha o cartão permanente da conta.
 Fui ao banco e reclamei, resultado R$0,00 de tarifas agora.

Conforme a Resolução N. 3518 de 06/12/2007 os bancos são OBRIGADOS a disponibilizar uma quantidade de serviços essenciais ao usuário/ correntista sem cobrar nada, isso mesmo, “no Vasco”, “na faixa”, “de grátis”.

E conforme o Art. 1º a cobrança das tarifas deve estar prevista em contrato ou ter sido autorizada pelo correntista, ou seja, o contrato de abertura de conta é um, o contrato de tarifas é outro. Um não automatiza a contratação do outro, por isso cuidado.

Para aqueles que pagam um pacote de tarifas desde sempre e querem saber se se enquadram no pacote de serviços essenciais, estou colocando os links com o texto original da resolução e a tabela dos serviços do BACEN.



Mas basicamente você tem direito a:

1 cartão com função débito;
10 folhas de cheque, se você é apto a utilização de cheques;
4 saques por mês no caixa e no auto-atendimento (ATM);
2 extratos mensais no auto-atendimento (ATM);
2 transferências entre contas da mesma instituição.

Consultas de saldo, extrato e pagamentos realizados pela internet não são cobradas. 
Os serviços excedentes são cobrados a parte conforme as tabelas de tarifas de cada banco. 
E mais, todo banco tem de deixar os pacotes de tarifas à vista na agencia.

Fique ligado, pois se você não questionar, seu gerente não vai oferecer essa opção.

Por hoje é só! Vejo vocês na terça-feira que vem.



0 comentários: